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PROJETO: Escrevendo, lendo e conhecendo pessos

Sempre tive vontade de mostrar para outros educadores a importância desse projeto, desenvolvido em 2007, na Escola descrita abaixo. Na época, eu, como coordenadora Pedagógica, contei com o apoio das professoras e demais equipe também relacionadas nessa experiência, além de um grupo de voluntários extra Escola que usando um pouco do seu tempo, contribuiram muito para o sucesso da aprendizagem das crianças. Essa experiência, rendeu também uma reportagem pela Intertv Cabugi, afiliada da Rede Glogo em Natal- RN. Brevemente estamos disponibilizando o vídeo, bem como a apresentação desse Projeto com a estatística dos resultados alcançados, na Jornda Pedagógica de 2008, da Rede Municipal de Ensino. Vale a pena conferir!!!

JUSTIFICATIVA:
A Escola Municipal Professora Mareci Gomes dos Santos, situada no Centro da cidade do Natal, atende uma clientela muito carente e sua atuação está voltada para o ensino fundamental (1º e 2° ciclos).Tem como valores:
• O compromisso - procura ser uma equipe comprometida onde cada pessoa possa assumir suas responsabilidades dentro do processo.
• O respeito pelo indivíduo - procura respeitar os direitos e a forma singular de cada integrante da escola.
• A organização - busca trabalhar de forma organizada para atingir de forma efetiva os objetivos da escola.
• A integração - procura fazer um trabalho integrado envolvendo todos os membros da escola.
Tem como visão de futuro - ser uma escola comprometida com uma educação de qualidade, valorizando o respeito pelo indivíduo, buscando de forma organizada e integrada com a comunidade escolar, atender o interesse público.
Sua missão é contribuir para a melhorja do processo ensino-aprendizagem, priorizando a formação de valores inerentes à cidadania, estimulando a participação coletiva da comunidade escolar, visando uma atuação critica e participativa na sociedade.(Plano de Desenvolvimento Eestratégico)
Um dos objetivos da escola - "Elevar o desempenho acadêmico dos alunos" - chama-nos a atenção e preocupa-nos quando não estamos conseguindo um nível acadêmico satisfatório, principalmente no que diz respeito à alfabetização dos nossos alunos, mas especificamente o processo de leitura e escrita. Sentindo-nos responsáveis com os alunos que encaminhamos para o ensino fundamental II, idealizamos este projeto na tentativa de despertar nos alunos do 2° ciclo (turno vespertino) o desejo para aprender a ler e escrever de uma forma lúdica e prazerosa.

Pensando o Projeto:

Partimos de algumas leituras de Emilia Ferreiro e aqui destacamos a citação: "A escrita não é um produto escolar, mas sim um objeto cultural, resultado do esforço coletivo da humanidade" (Ferreirop.43, 1989).

Ora, se a escrita para a renomada autora é um esforço coletivo da humanidade, por que não extrapolarmos os muros da escola em busca desse esforço, melhor dizendo, da ajuda de pessoas comprometidas com a educação de milhares de brasi1eiros? Assim nasceu esse projeto que terá em seus objetivos de forma clara, o norte que nos guiará e com certeza nos fará alcançar sucesso.
Para o desenvolvimento do referido projeto, foram escolhidas pessoas altamente capacitadas (Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Educadores em geral, Profissionais liberais, Estudantes Universitários, etc.) e que se enquadrassem nos seguintes critérios: Compreensão de educação escolar e Sensibilidade para poder injetar ânimo nas crianças e transmitir amor e paz ao responder suas cartinhas.
As pessoas escolhidas foram informadas que deveriam, através de cartas estabelecerem um vínculo com a criança correspondente possibilitando a esta, o desejo de escrever e conseqüentemente de ler e interpretar as cartas recebidas.
As crianças também foram informadas do projeto e que deveriam escolher pessoas (desconhecidas) para estabelecerem uma relação de amizade através de cartas. Para isso teriam que treinar em sala de aula, antes de escrever a primeira carta. Também fará parte do projeto ler a resposta da carta em sala de aula, assim como após um certo período de correspondência, participar de um encontro onde todos possam se conhecer pessoalmente.

OBJETIVOS:

De forma lúdica:

• Incentivar a escrita e a leitura sendo a carta um instrumento de produção de texto;
• Descobrir o prazer de escrever e ler conhecendo pessoas através de cartas;
• Construir, explorar gramaticalmente e ortograficamente uma carta;
• Possibilitar a construção de outros gêneros textuais, como: propaganda...
• Oportunizar encontro(s) entre os correspondentes, onde aconteça a troca de saberes e conseqüentemente novas aprendizagens.

Fundamentando o Projeto

Enquanto profissionais da educação não podemos esquecer de desempenhar a contento nossa prática. Em algumas leituras feitas recentemente sobre o tema deste projeto observamos que no decorrer dos anos passados, as dificuldades de aprendizagem quando eram detectadas e inseridas no jargão de deficiências pelos educadores, eram levadas a ser medidas por testes, provas, o que sugeria uma educação voltada ao pensamento do adulto, ou seja, a criança deveria pensar como um adulto. No início do século XX, o biólogo Piaget, investigando as respostas erradas das crianças percebeu que elas tinham uma própria lógica na construção do pensamento; Vygotsky enfatizou o papel da cultura e da linguagem na formação das funções psicológicas superiores das crianças e Freud apresentou à comunidade científica a existência do inconsciente e suas conseqüências na vida de uma pessoa, ressaltando a presença de uma sexualidade nas crianças. A partir dos estudos desses teóricos a pedagogia foi impulsionada a adentrar em outros campos do conhecimento, ou seja, a medicina, a psicanálise, a psicologia, a Psicopedagogia, o que deram contribuições significativas quanto ao modo de conceber a criança e suas produçães. Como profissionais atentos às produções simbólicas e imaginárias dos nossos alunos percebemos que algo deveria ser feito para incentivá-los à prática da escrita e da leitura. Para isso buscamos absorver um pouco da experiência de Emí1ia Ferreiro, que muito estudou sobre o assunto: "A escrita como representação da linguagem". Entendemos que para juntarmos esforços na aplicação desse projeto precisamos de um referencial teórico e no momento sugerimos dentre outros: Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Emí1ia Ferreiro, Alícia Fernández, Nádia Bossa, Sara Paín, etc;.

Periodo de desenvolvimento
Agosto a Novembro de 2007.

Responsáveis:
Coordenação do Projeto
Professoras das turmas envolvidas
Supervisão Pedagógica
Direção da Escola

Participantes
Alunos e Pessoas convidadas

Recursos
Materiais - papel para escrever as cartas, lápis, caneta, hidrocor, envelope, selos, etc.

Financeiros - para a compra dos primeiros selos, contamos com a colaboração de funcionários, que nos doaram os primeiros selos para o envio das primeiras cartas. Outra contribuição importante vem das pessoas convidadas que ao responderem as cartas colocarão dentro das mesmas um selo ou um envelope selado para que a correspondência continue.

Avaliação

Acontecerá a partir da implantação do projeto, desde o envio e recebimento das primeiras correspondências, podendo haver mudanças na condução das atividades. Avaliaremos também através de registros escritos e fotográficos dos momentos significativos em relação ao recebimento, leitura e escrita das cartas recebidas em sala de aula.

Acesse o link  http://www.youtube.com/watch?v=-wjSlNeE1Hc e confira a reportagem da Intertv cabugi, sobre esse projeto.