Translate

domingo, 23 de dezembro de 2012

Dinâmica da DIREITA e ESQUERDA

Quero aproveitar para desejar a todos um Natal de muita SAÚDE e PAZ, pois na minha visão é o que precisamos sempre!!! Também aproveito para sugerir uma dinâmica muito legal para ser feita nesse período de Confraternização Natalina. Seja criativo... crie sua própria história. Aqui vai apenas uma sugestão. Aproveitem!!!


 Confraternização de Natal – Dinâmica
      DIREITA E ESQUERDA

Em um círculo  entregue 4 presentes a pessoas distantes . Elabore um texto com características de cada participante e incluía a palavra direita e esquerda para que nesta hora os presentes possam se movimentar. No final da história quem estiver com o presente é o seu dono.
“Pessoal, eu gostaria de poder comprar presentes para cada um de vocês ,mas não foi possível (a grana tava curta,etc…).Então comprei esses 4 (ou 5,6,…) presentes para alguns de vocês. Só que não vou escolher para quem dar. Vou fazer uma brincadeira para decidir com quem cada presente vai ficar. Por favor formem um circulo.Vou ler um texto…”
Você pode aproveitar esse momento do círculo para fazer uma oração e os votos de feliz natal, se assim todos desejarem...

Exemplo de história I:
                                                 UMA MENINA TRISTE
Uma menina vivia muito triste e ninguém sabia o motivo. Certo dia, perguntaram-lhe o que havia acontecido e então a garotinha respondeu:
- Sou triste porque não conheço Deus.
Então, vou lhe indicar o caminho para  Deus.
-Siga por esse caminho e vire a primeira à esquerda. Ali se abrirá um campo verdinho a sua frente, siga pela esquerda  e em poucos passos avistará um rio à sua direita. Atravesse a ponte de madeira à direita e siga pela direita novamente. Se olhar pela direita haverá lindos pomares e à esquerda um curral cheio de boizinhos. Vire à direita entre as árvores. Caminhe sempre pela direita quando acabarem os pomares vire à direita novamente. À sua frente haverá  uma pequena cidade. Vire à esquerda após passar pela delegacia, depois vire à direita e direita novamente, você verá um armazém à sua direita e uma loja de presentes à sua esquerda. Vire à direita após passar a loja de presentes e à sua direita verás uma linda igreja. Entre na igreja pela porta da direita e quando chegar próximo ao altar verás à sua direita uma portinha bem estreita. A maçaneta esta do lado direito da porta. Ao atravessar a porta haverá um longo corredor, iluminado com algumas velas do lado direito. Siga em frente até avistar um clarão do lado direito. Entre nessa sala. Ali avistarás Deus.
A menininha fez todo esse trajeto, chegando lá  quando entrou na salinha a sua direita um ancião de voz tremula disse’:
- Deus está aí dentro de você, do lado esquerdo do seu peito, dentro do coração.
Então a garota levou a sua mão direita ao seu peito esquerdo e deu um suave sorriso. Assim a garota nunca mais ficou triste e nas noites de véspera de natal geralmente faz uma oração a Deus, que esta simbolicamente representada num altar do lado direito de sua cama.

Exemplo de história II:


                                              MEU ANIVERSÁRIO NESTE NATAL

Como você sabe, está  chegando novamente a data de meu “aniversário”. Todos os anos as pessoas fazem festa em minha honra e creio que este ano acontecerá a mesma coisa. Nesses dias as pessoas fazem muitas compras vão ao centro da cidade, aos shoppings andam para DIREITA para a ESQUERDA, voltam e vão para DIREITA novamente, o rádio e a TV fazem centenas de anúncios. Por todo canto não se fala de outra coisa, nas ruas você anda e é propaganda por todo lado, olha à DIREITA Vê anúncios de lojas de roupas, olha para ESQUERDA é propaganda de brinquedos e eletrodomésticos então é à DIREITA, à ESQUERDA ,em cima e em baixo, enfim em todo canto não se fala de outra coisa a não ser dos preparativos para o grande dia.
É bom saber que ao menos um dia por ano, algumas pessoas pensam um pouco em mim. Como você sabe, há muitos anos começaram a festejar meu aniversário. No começo, pareciam compreender e agradecer o que fiz por todos, mas HOJE em dia, ninguém sabe por que razões o celebram. As pessoas se reúnem e se divertem muito, mas não sabem do que se trata.
Estou me lembrando do ano passado: ao chegar o dia do meu aniversário, fizeram uma grande festa em minha honra. Havia coisas deliciosas na mesa, à DIREITA da mesa bolos, doces, à DIREITA da sala outra mesa só com o famoso peru, tudo estava decorado e havia muitos presentes… mas sabe de uma coisa?
Não me convidaram! Eu era o convidado de honra e ninguém se lembrou de me convidar! A festa era para mim e quando chegou o grande dia, fecharam a porta da DIREITA na minha cara, a porta da ESQUERDA voltou para DIREITA e ninguém abriu a porta. Bem que eu queria partilhar a mesa com eles
Na verdade não me surpreendeu porque, nos últimos anos, muitos me fecham a porta. Como não me convidaram, ocorreu-me entrar sem fazer ruído, entrei e fiquei num cantinho à DIREITA, sentadinho a DIREITA.
Estavam todos brindando, alguns já  estavam embriagados, contando piadas, rindo, divertindo-se. Aí  chegou pela porta da ESQUERDA, um VELHO GORDO, VESTIDO DE VERMELHO, COM BARBA BRANCA E GRITANDO: HO! HO! HO!  Parecia ter bebido demais… Tombava para DIREITA, para ESQUERDA, para DIREITA de novo e finalmente deixou-se cair pesadamente numa cadeira à DIREITA da sala e todos correram para ele dizendo: Papai Noel! Papai Noel! – como se a festa fosse para ele!
Quando chegou meia-noite, todos começaram a abraçar-se, abraçavam o amigo da DIREITA, da DIREITA novamente. Da ESQUERDA, Eu estendi meus braços para ESQUERDA, para DIREITA, para ESQUERDA novamente, esperando que alguém me abraçasse… Quer saber? Ninguém me abraçou.
De repente, todos começaram a entregar presentes, um a um, os pacotes foram sendo abertos. Cheguei perto para ver se, por acaso, havia algum para mim, andei para ESQUERDA, para DIREITA, para o colega da DIREITA – nada!
O que você sentiria se no dia de seu aniversário todos se presenteassem e não dessem nenhum presente para você? Eu ia em direção a cada um, à DIREITA, à DIREITA novamente, ia ao amigo encostado à DIREITA, ao da ESQUERDA e nada.
Compreendi, então, que estava sobrando na festa… Saí sem fazer barulho, fiz um caminho difícil, entrei a PRIMEIRA À DIREITA, depois a segunda À DIREITA, depois TERCEIRA À DIREITA novamente, PRIMEIRA À ESQUERDA, em seguida QUARTA À DIREITA e finalmente QUINTA À DIREITA, fechei a porta, fui embora…
Cada ano que passa é pior: as pessoas só se lembram da ceia, dos presentes, das festas…  De mim ninguém se lembra.
Gostaria que, neste Natal, você  me permitisse entrar na sua vida, reconhecendo que há mais de dois mil anos vim ao mundo para lhe dar minha vida na cruz e, assim, poder salvar você… Hoje só quero que acredites nisso com todo seu coração… “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Variação: Para acrescentar emoção a brincadeira poderia dividir os quatro presentes da seguinte forma: O presente um, poderia ser uma coisa legal e o seu dono seria a pessoa que ficou com ele no final da brincadeira. O segundo presente poderia ser bombons para compartilhar com o resto do pessoal. O presente 3 seria doado para alguém do circulo e finalmente o presente 4, o dono dele deveria realizar uma tarefa (pagar mico) para que o presente fique com ele, caso contrário, teria que doar também.









Um comentário:

  1. Ola Maria Joana convido-a a ser uma de minha seguidoras, sou aqui de Natal e ficaria muito feliz meu blog é http://commaosdeseda.blogspot.com/ estou seguindo o seu blog tambem.. Bjus! Feliz ano novo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!!!