Translate

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pensamentos sobre Educação

Às vezes no cotidiano do trabalho nas Escolas, como Educadores, naqueles dias estressantes, em que precisamos de apoio material, profissional, da família, ... etc., E quando não conseguimos um retorno positivo (esse apoio não vem ou não é suficiente), uma palavra de ânimo nos faz muito bem. Ainda mais quando vinda de pensadores da Educação, como as que vemos abaixo. Portanto, caros colegas, façam bom proveito dos pensamentos a seguir:

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram”. (Jean Piaget)

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”. (John Dewey)

“Toda a arte de ensinar é apenas a arte de acordar a curiosidade natural nas mentes jovens, com o propósito de serem satisfeitas mais tarde”. (Anatole France)

“O importante é não parar de questionar. A curiosidade tem a sua própria justificativa racional para existir... Não perca nunca essa sacrossanta curiosidade”. (Albert Einstein)

“Na sala de aula, o professor precisa ser um cidadão e um ser humano rebelde”. (Florestan Fernandes)

“O segredo de um bom ensino é respeitar a inteligência da criança como um campo fértil onde as sementes devem ser semeadas, para crescerem no calor da imaginação flamejante”. (Maria Montessori)

“A verdadeira educação consiste em pôr a descoberta ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade? (Mahatma Gandhi)

“A educação deve formar seres aptos para governar a si mesmos e não para ser governados pelos outros”. (Herbert Spencer)

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. (Cora Coralina)

“Ninguém nasce feito, ninguém nasce marcado para ser isso ou aquilo. Pelo contrário, nos tornamos isso aquilo. Somos programados, mas para aprender. A nossa inteligência se inventa e se promove no exercício social de nosso corpo consciente. Se constrói. Não é um dado que, em nós, seja um a priori da nossa história individual e social”. (Paulo Freire)

“Um professor sempre afeta a eternidade. Ele nunca saberá onde sua influência termina” (Henry Brooks Adams)

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. (Nélson Mandela)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

"EU JOGO MUITO! FUTSAL 32h"
















Muita Garra, Força e Determinação foi o que presenciei domingo, 22.08.09, no ginásio do Colégio CEI, em Natal-RN. Duas equipes, composta cada uma, por apenas 12 jogadores, enfrentaram uma jornada de 32 horas jogando FUTSAL, com um único objetivo: bater o record e entrar para o Guinness World Records. E eles conseguiram!!!! Todos estão de Parabéns!!!! Vocês são guerreiros!!! Parabéns especial para Amadeu Júnior, idealizador do projeto, seus filhos: Lucas, Victor e Amadeu Neto. Também para o seu sobrinho "Kiko", todos participantes do evento. A família unida em busca de um só objetivo. E a "titia" torcendo por todos!!!!!