Translate

sábado, 14 de novembro de 2009

Mostra Cultural

Quando falamos em Mostra Cultural ou Feira de Ciências nas Escolas, temos sempre o mesmo pensamento: lá vem tudo de novo!!! Estresse, muita correria, trabalho demais, alunos que não participam e só fazem os trabalhos para ganhar a nota, e por aí vai. Pensamos em desistir! Pra que tanto trabalho! Pra nada?!! É sempre a mesma história. Mas, meus amigos, mesmo com todos esses argumentos acabamos de realizar a Mostra Cultural da Escola Estadual Sebastião Fernandes de Oliveira, nos dias 13 e 14 de Novembro de 2009. E ela foi um sucesso!!! Com o tema "Meio Ambiente", os professores emcamparam a atividade com muito entusiasmo e esmero e os alunos!! Estes se dedicaram ao máximo!! Caíram em campo, pesquisaram, montaram maquetes, vídeos, fizeram experiências, apresentaram peças teatrais e encantaram a todos que visitaram suas belissimas produções. Porém, todo esse trabalho não teria sucesso se antes não tivesse acontecido um bom planejamento. E aqui, compartilhamos como tudo foi organizado. Em primeiro lugar uma breve justificativa para o tema:
Nunca se falou tanto em preservar o Meio Ambiente, quanto nos dias de hoje. O fato é que, com o avanço das civilizações, aconteceu também gradativamente o descuido como o nosso ambiente chegando ao caos que hoje se encontra. Talvez porque não houvessem os problemas que hoje enfrentamos no planeta, até um tempo atrás, se pensava na biodiversidade como algo sem função ou valor especial. Animais e plantas eram classificados como: úteis, nocivos ou sem valor. O solo também era classificado em fértil e não fértil. Tudo era muito simplificado. Não pensávamos em preservação, pois em muitas mentes não passava a ‘questão’ de que o ambiente pudesse ser destruído. A geração de hoje, encontra-se com esse grande problema para resolver. CUIDAR DO MEIO AMBIENTE, do nosso ecossistema, que é a unidade de funcionamento do meio ambiente, onde as comunidades de seres vivos interagem. O ecossistema reúne os seres vivos, fatores químicos e físicos do local e cada elemento influenciam as propriedades do outro. Diante do exposto, muitas ações humanas têm produzido um efeito catastrófico na biodiversidade, como: o crescimento das cidades, as atividades industriais, as de mineração, a construção de hidrelétricas, a ocupação de grandes áreas de floresta, principalmente pela monocultura e pecuária, o uso excessivo dos recursos da natureza, a poluição, o lançamento de agrotóxicos bem como os dejetos domésticos e industriais que, degradam os ecossistemas e por conseqüência afetam a diversidade da vida. Estas ações provocam efeitos indiretos nas alterações climáticas. Em 2007, o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), apresentou um relatório onde avisa que o aquecimento global adicional será de pelo menos 0,1ºC por década. Com tamanho impacto só com resiliência o planeta terá capacidade de se proteger e se recuperar dos impactos sofridos.

Isso posto, A Escola Estadual Sebastião Fernandes de Oliveira, através do seu corpo de Professores do Ensino Fundamental, turno Matutino, do 6º ao 9º Ano, encontra-se bastante preocupada com as questões ambientais, por isso vem trabalhando insistentemente sobre o tema, com o objetivo de fomentar no aluno a sede de cuidar do Meio Ambiente e, partindo de reflexões sobre ações possíveis, apresentará de forma interdisciplinar, nos dias 13 e 14 de novembro de 2009, uma produção escolar com todas as séries, obedecendo às seguintes reflexões temáticas:
6º Ano – Solo/Lixo–trabalhado pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Biblioteca.
OBJETIVOS
• Incentivar o hábito de reaproveitar materiais que se jogados fora vão contaminar o solo.
• Transformar o inútil em útil.


















                                                                                                                                                                                           7º Ano - Tema: Água – Saneamento básico – Poluição

Trabalhado pelas disciplinas de Matemática e Educação Física.

OBJETIVOS: Descobrir a importância da água na nossa vida; Identificar os perigos que ameaçam a água e propor soluções para combatê-los.













8ºAno – Tema: AR – trabalhado pelas disciplinas de História, Cultura do RN, Ciências, e Religião. OBJETIVOS
• Descobrir os perigos que o aquecimento global pode trazer para o Ar.
• Identificar formas de conservação do Ar.
• Compreender através de experiências as propriedades e composição do ar.
• Identificar os impactos causados no ar a partir da Revolução Industrial e seus Novos Inventos.

















9º Ano – Tema: Poluição visual e sonora – Patrimônio... – trabalhado pela disciplinas de Geografia .OBJETIVOS:
Pesquisar e mostrar para a Comunidade Escolar os efeitos da Poluição Visual e sonora; Estudar, identificar e avaliar o patrimônio material e imaterial do RN; Mostrar a importância de cuidar do Patrimônio cultural do RN.



Parabens a todos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!!!